Na noite desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Carpina realizará a 27ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 24ª Legislatura (2025-2028). A pauta da sessão trará discussões importantes sobre projetos de lei e requerimentos que impactam diretamente a vida da população carpinense.
Entre as matérias que serão apreciadas, está o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2025, de autoria do vereador Heitor Lapa, que concederá o Título de Cidadã de Carpina à senhora Ester Maria de Moura.
O mesmo vereador também apresentará o Projeto de Lei nº 26/2025, que visa garantir a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, instituindo medidas de conscientização.
Outro ponto relevante será o Projeto de Lei nº 30/2025, de autoria do vereador Dr. Fernando Augusto, que propõe a criação do Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à saúde da mulher.
Já o vereador Preto do IPSEP apresentará o Projeto de Lei nº 29/2025, denominando de Rua João Patrício Bezerra uma via localizada no bairro Santa Cruz. Também estará em pauta o Projeto de Lei nº 25/2025, da vereadora Wedja de Bila, que dará nome de Rua Maria do Carmo Pimentel a uma via no Loteamento Casa Nova II.
Os vereadores também apresentarão uma série de requerimentos destinados à melhoria da infraestrutura urbana, como pedidos de pavimentação, calçamento, drenagem, iluminação e sinalização viária em diferentes bairros da cidade. Entre os destaques:
Faraó solicitará a pavimentação da Rua Tenente Rubens Quirino (São José);
Neto de Kakai pedirá a pavimentação da Rua Leda Rosa Dias Alves (Novo);
Júnior de Salete requererá a pavimentação asfáltica da Av. Sérgio Orlando Santa Cruz (Ipsep);
Chic do Camarão solicitará a pintura e sinalização dos quebra-molas;
Dr. Paulo Fernando apresentará requerimento inovador para a criação de um aplicativo único de serviços municipais, integrando áreas como saúde, educação e tributação.
Também estarão em pauta o requerimento de Gaspar da Ambulância, que cobrará a regularização e entrega de escrituras de terrenos, e o de Véi do Ônibus, que pedirá calçamento e saneamento da Rua Tibúrcio Vicente Ferreira (Santa Cruz).
Ainda durante a sessão, o vereador Dr. Paulo Fernando apresentará uma indicação propondo que o Executivo elabore e encaminhe projeto de lei para criar a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), com definição de competências e estrutura administrativa.